quarta-feira, dezembro 29

Enviar cópia oculta de cada mensagem enviada a alguem

No Microsoft Office Outlook 2007, é possível especificar que para todas as mensagens enviadas por você uma cópia oculta automática (Cco) seja enviada a outras pessoas ou listas de distribuição.

Um cenário em que esta regra é útil é quando todos os membros de uma equipe são responsáveis por responder a mensagens de email de entrada, como em um centro de suporte. Quando um membro da equipe responde, os outros membros recebem automaticamente uma cópia da resposta, o que mantém todos informados sobre as comunicações em andamento.

Esta regra em particular é denominada regra do lado do cliente. Uma regra do lado do cliente somente é executada no computador em que foi criada e apenas se o Outlook estiver em execução. Se você fosse enviar uma mensagem de email usando a conta de email em um computador diferente, a regra só seria executada desse computador depois que fosse criada nele. É necessário criar essa mesma regra em cada computador em que você pretenda usá-la.
1.         1. Em Email, no menu Ferramentas, clique em Regras e Alertas.

2.  Na guia Regras de Email, clique em Nova Regra.


3.         3. Na caixa de diálogo Assistente de Regras, em Iniciar com base em uma regra em branco, clique em Verificar mensagens após enviar e clique em Avançar.
3.        4.  Clique em Avançar.
Uma confirmação será exibida, informando que esta regra será aplicada a todas as mensagens que você enviar. Clique em Sim.
5.         5. Etapa 1: selecione as ações, marque a caixa de seleção Cc a mensagem para pessoas ou lista de distribuição.

6.      6.  Etapa 2: edite a descrição da regra (clique em um valor sublinhado), clique em pessoa ou lista de distribuição.
6.        7.  Na caixa de diálogo Endereço da Regra, clique em um nome ou lista de distribuição e em Para. Repita esta etapa até que todos os nomes ou listas de distribuição que você deseja adicionar tenham sido incluídos na caixa Para.
            8. Clique em OK.
6.         9. Na caixa de diálogo Assistente de Regras, clique em Avançar.
6.         10. Clique em Avançar.
6.         11.  Etapa 3: especifique um nome para esta regra, digite um nome que você reconhecerá para esta regra.
12.      12. Clique em Concluir.
      Agora, sempre que você enviar uma mensagem, quer ela seja nova ou uma resposta ou o encaminhamento de uma mensagem recebida, as pessoas ou as listas de distribuição especificadas na regra serão adicionadas automaticamente como um destinatário Cc. Você não verá os nomes das pessoas ou listas de distribuição na linha Cc enquanto escrever a mensagem, mas os destinatários dela verão esses nomes.

Para não ter que enviar uma cópia oculta automaticamente, primeiro desative a regra.


1.         1. Em Email, no menu Ferramentas, clique em Regras e Alertas.
1.         2. Na guia Regras de Email, em Regra, desmarque a caixa de seleção da regra criada anteriormente.
1.         3. Clique em OK.

  Agora você pode enviar uma mensagem sem a regra Cc automática de enviar uma cópia para outras pessoas ou listas de distribuição. A regra permanecerá desativada até você voltar à caixa de diálogo Regras e Alertas e habilitá-la novamente.

DICA: Para conhecer uma forma mais rápida de desativar essa regra por mensagem, consulte o próximo post, "Usar uma categoria para desativar a cópia oculta automática por mensagem".


quinta-feira, dezembro 23

Criando um CD inicializável do Windows PE

O Windows PE é uma ferramenta muito útil e é muito usado para resolver problemas de inicialização, transferir dados de um micro que não esteja carregando o sistema e principalmente para executar a instalação do Windows (versões mais novas Vista e 7) a partir de uma imagem (WIM), que pode estar armazenada na rede.

1 - O primeiro passo é baixar o Windows AIK (Windows Automated Installation Kit), este programa possui versões diferentes para Windows 7, Windows Vista e Server, portanto o melhor é você abrir a página de downloads da microsoft (www.microsoft.com/downloads), procurar por Windows AIK e baixar a versão correta para o seu sistema, mas se prepare pois o WAIK é grande, a versão para 7 e 2008 R2 tem 1.7 Gb, portanto, se você não tem uma internet rápida é bom não ter pressa ou pensar em baixar em outro lugar.

2 - Após baixar e instalar o WAIK, você deve abrir um prompt com privilégios administrativos ou acessando a pasta do Windows AIK no menu todos os programas, deve abrir o ítem Prompt de Comando das Ferramentas de Implantação, esta segunda opção é até mais simples pois já abre o prompt na pasta onde estão as ferramentas que precisamos, só para constar, a pasta é C:\Program Files\Windows AIK\Tools\PETools, lembrando que se seu windows estiver em português, ao invés de program files será arquivos de programas, e como o windows não é case sensitive, tanto faz se você digitar em maiúsculo ou minúsculo.

3 - Você deve a seguir criar a pasta onde será gravada a imagem do Windows PE, no nosso exemplo winpe_x86 com o seguinte comando:

md \winpe_x86

Observe que o nome da pasta possui a identificação da arquitetura que vai ser utilizada, no caso x86, esta versão é a mais genérica, mas se você quiser pode criar um cd específico para as arquiteturas AMD64 ou IA64.

4 - Após criada a pasta vamos digitar o comando que vai criar a estrutura básica do que vai ser o nosso cd do Windows PE como segue:

copype.cmd x86 c:\winpe_x86

Observe que o primeiro parâmetro é a arquitetura desejada e o segundo é a pasta onde será criada a estrutura (conforme criada no passo anterior).

5 - Como uma das principais utilidades do Windows PE é a criação de uma imagem do windows e posterior instalação desta imagem, temos que copiar para dentro da imagem o programa imagex.exe com o seguinte comando:

copy c:\program files\windows aik\tools\x86\imagex.exe c:\winpe_x86\iso

Volto a lembrar que no caso do Windows em português a pasta program files deve ser substituída por Arquivos de Programas.

6 - Opcionalmente, se você for usar este cd para criação de uma imagem do windows, é interessante criar um script para no momento da criação deixar de fora arquivos indesejados, como o arquivo de paginação, a lixeira, músicas, etc, segue abaixo um exemplo, o script deve ser digitado exatamente como no exemplo, com os [ ] indicando as categorias e dentro de cada categoria o conteúdo a ser deixado de fora:

[ExclusionList]
ntfs.log
hiberfil.sys
pagefile.sys
"System Volume Information"
RECYCLER
Windows\CSC

[CompressionExclusionList]
*.mp3
*.zip
*.cab
\windows\inf\*.pnf

Este script deve ser gravado com o nome wimscript.ini na pasta ISO do diretório winpe_x86, observe que o arquivo começa com wim e não win, cuidado pois este é um erro comum.

7 - A próxima etapa é muito importante, temos que copiar o arquivo da imagem que vai ser responsável por tornar o cd inicializável, com o seguinte comando:

xcopy c:\winpe_x86\winpe.wim c:\winpe_x86\iso\sources\boot.wim /y

Observe que além de copiar o arquivo estamos também mudando o seu nome de winpe.wim para boot.wim.

8 - Ufa, já estamos chegando no fim... a penúltima etapa é a criação da imagem que vai ser o nosso cd do Windows PE, com o seguinte comando:

oscdimg -n -bc:\winpe_x86\etfsboot.com c:\winpe_x86\iso c:\winpe_x86\winpe_x86.iso

Este comando é um pouco complicado e requer muita atenção, observe que após o parâmetro -b não vai espaço antes do caminho para o arquivo etfsboot.com e a última parte do comando é a pasta onde vai ficar e o nome que vamos dar para a nossa imagem do Windows PE.

9 - Pronto, já está criada a sua imagem do Windows PE, agora basta gravá-la em um cd utilizando o seu programa de gravação favorito.