quinta-feira, setembro 22

Instalando Windows Server 2008 R2 em VHD Dual-Boot com o Windows 7


(Funciona também ao contrario e com o Windows 8)

Informação: O Windows 7 já encontra se instalado no computador,  será criado uma VHD dentro de uma das partições e instalado o 2008 R2(na VHD) com Dual-Boot  com o Windows 7(direto no disco).

1º Inicie a pelo DVD de instalação do Windows Server 2008 R2.

2º Na tela de seleção de idiomas, clique em “Avançar”, Na próxima tela em “Instalar agora”.

3º Escolha o Sistema Operacional que deseja instalar e clique em “Avançar”. No nosso caso escolhemos Windows 2008 R2 Enterprise (Instalação Completa). Na próxima tela, aceite os termos e clique em “Avançar”.

4º na Escolha do tipo de Instalação, escolha “Personalizada (Avançada)”.

5º Na próxima tela “Onde você deseja instalar o Windows”, pressione SHIFT+F10, isso irá abrir um prompt de comando.

6º No Prompt que surgiu digite “diskpart” e tecle “enter”.

7º Digite “list disk” e tecle “Enter” isso lhe trará uma listagem dos discos que existem em seu computador.

8º Selecione o disco onde deseja armazenar o VHD (no nosso caso iremos usar o Disco 0) com o comando “select disk 0” e tecle “enter”.

9º Após o disco selecionado digite o comando “list volume”, esse comando lhe trará uma listagem dos volumes  existem no seu disco selecionado, que letra foi atribuída a unidade e qual seu tamanho.(no nosso caso temos 2 partições c: e d:).

10º Iremos armazenar nossa VHD na unidade D:, para isso devemos criar nossa VHD com o comando “create vdisk file=d:\win2008r2.vhd maximum=20480”, isso irá criar um VHD na unidade de com máximo de 20gb (maximum=20480), apo s o comando aperte “enter” e terá inicio o processo de criação do VHD.

11º Após a criação do VHD é necessário anexar o VHD ao sistema, para isso utilize o comando: “attach vdisk” e tecle “enter”. Após receber a mensagem de que o disco foi anexado, feche o prompt de comando.

12º Na tela de Seleção de disco clique no botão atualizar para que o sistema ache nossa VHD como um novo disco.

13º Selecione o novo disco e clique em “Avançar” (OBS: Apesar de o sistema informar que não pode instalar o Windows na partição do Disco selecionado, ignore a mensagem e prossiga com a instalação).

14º Após o termino da instalação você já pode escolher por qual sistema deseja iniciar.