segunda-feira, agosto 30

Por que utilizar um Estabilizador de Voltagens

Você protege corretamente o seu computador de descargas e oscilações de energia? No Brasil, é notória a dificuldade das concessionárias de energia de manterem as condições ideais de fornecimento de energia o tempo todo. Por sua vez, muitos usuários se esquecem de que um dos fatores de segurança começa pela instalação de um bom estabilizador.


Como funciona um estabilizador?

Em linhas gerais eles funcionam como um funil de tensão. Eles admitem variações de tensões em sua entrada (boca maior do funil) e transformam estas grandes variações em tensões apropriadas a alimentação de equipamentos eletrônicos (boca menor do funil). Basicamente são compostos por um transformador responsável pela potência do mesmo e circuitos eletrônicos que monitoram a tensão de entrada e corrigem a tensão de saída. Possuem também circuitos de filtragem e proteção das linhas elétrica e telefônica.

Porque usar um estabilizador?

Entre os benefícios da utilização de um bom estabilizador estão o aumento da vida útil do aparelho, a redução na queima dos equipamentos, a estabilização da distribuição elétrica, a diminuição nos ruídos e interferências na rede, a proteção contra subtensão e sobretensão, além de atuar em casos de sobrecarga e sobreaquecimento, sinalizando sobre eventos da rede elétrica.

Como escolher um estabilizador?

Apesar deste dispositivo ter sido designado para proteger os seus equipamentos contra interferência e variações nos níveis de tensão da rede elétrica, muitos dos modelos mais simples disponíveis no mercado acabam trazendo mais prejuízos do que benefícios aos usuários, principalmente de computadores.

Isso se deve ao fato do mesmo não fazer as correções de tensão rápido o suficiente para evitar que a tensão armazenada nos capacitores de entrada da fonte sofra uma redução ou aumento muito grande que possa trazer prejuízo ao funcionamento da fonte de alimentação chaveada do computador O funcionamento do computador não está ligado ao uso do estabilizador, mas aos seus diversos componentes, sua arquitetura e a energia que é convertida de alternada para contínua através da fonte de alimentação. Para uma maior segurança no equipamento, recomenda-se o uso de estabilizadores, no-breaks ou filtros de linha de qualidade, que não interferem no bom funcionamento da fonte.

Na hora da compra, escolha produtos que possuam o selo de conformidade do Inmetro e observe os seguintes aspectos:

Aplicação: Aparelhos como informática, eletrodomésticos, áudio & vídeo, entre outros, por terem características técnicas distintas, requerem estabilizadores de tipos diferentes. Confirme na embalagem a aplicação destinada ao Estabilizador.

Potência: Na embalagem é informada a potência que o Estabilizador suporta. Confirme se esta atende à necessidade. Para isso, faça a soma das potências dos equipamentos a serem ligados ao Estabilizador. Lembre-se, a potência do Estabilizador deve ser superior ao valor dessa somatória.

Tensão (Voltagem) de entrada/saída: Verifique se a tensão (entrada/saída) do Estabilizador é compatível à tensão da rede elétrica local e do aparelho a ser ligado. Os Estabilizadores são fabricados em várias opções de tensão de entrada e saída.

Nova Norma do INMETRO

Desde 1° de janeiro de 2008, todos os fabricantes de estabilizadores de tensão, com potência até 3kVA/3kW, com tensão até 250V, estão obrigados a comercializar equipamentos de acordo com a norma NBR 14373:2006, em atendimento à Portaria 262 do INMETRO. Com esta nova geração de estabilizadores de tensão, a indústria oferecerá maiores benefícios aos seus usuários.


A norma NBR 14373:2006 exige obrigatoriamente que os estabilizadores tenham recursos técnicos que antes eram opcionais, como:

a) Filtro de linha – reduz os ruídos provenientes da rede elétrica;

b) Protetor contra surtos da rede elétrica – proteção contra descargas elétricas;

c) Desligamento automático – desliga a saída do estabilizador quando a rede elétrica estiver fora das condições de operação;

d) Protetor térmico – proteção adicional contra sobrecarga;

e) Aumento da faixa de tensão de entrada – 45% em redes 110V, 115V, 120V e 127V e 40% em 220V;

f) True-RMS – permite o funcionamento correto do estabilizador em redes elétricas distorcidas;

g) Sensor de potência – desliga o estabilizador quando o usuário utilizar equipamentos que excedam a potência do estabilizador.

Melhor Proteção

Por mais que aparelhos como estabilizadores e filtros de linha ajudem na prevenção de riscos, durante uma chuva forte, a melhor forma de proteger o seu equipamento é desligando-o da tomada e desconectando as ligações de rede como cabos UTP e cabos telefônicos (internet discada). É possível inutilizar um computador somente através de uma descarga via cabo de rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário